
A Stellantis já tem na Leapmotor sua marca chinesa de carros elétricos e híbridos para atuar no mercado internacional, mas somente 20% das ações estão com ela e a sinergia com o grupo ainda está sendo construída.
Todavia, a Stellantis decidiu partir para uma recuperação na China após uma queda expressiva nas vendas de sua joint venture local, a Dongfeng Peugeot-Citroen Automobile, que surgiu sob a PSA em 1992.
Na China, a Dongfeng Peugeot-Citroen foi um player de peso por muitos anos, chegando a vender cerca de 700 mil carros por ano, porém, no ano passado, algumas fontes relataram que a empresa vendeu menos de 50.000 veículos.
Trata-se de uma queda vertiginosa nas vendas, o que mostra que a China passou do sonho ao pesadelo para fabricantes de automóveis estrangeiros, em especial.
Para reagir a isso, a Stellantis criou a marca Fukang, baseada no nome de um antigo Citroën Elysée vendido no país há muitos anos e que foi, ao lado de carros como o VW Santana, bem popular por lá.
Mas isso foi em 2021 e a Fukang não conseguiu levantar as vendas da Dongfeng Peugeot-Citroen, lembrando que elas vendem carros da Citroën, Peugeot e DS na China.
Assim, a empresa chinesa chutou o balde e agora troca tudo com a nova marca Hedmos, focada em carros eletrificados e apresentando o primeiro deles.
Apesar de registrada em 2019, a marca Hedmos só está sendo usada agora e venderá carros com base em modelos desenvolvidos pela Dongfeng, como forma de voltar a emplacar bem no país.
O primeiro produto é um SUV médio e a Dongfeng Peugeot-Citroen o registrou inicialmente como Fukang 06, talvez para esconder do mercado qualquer intenção de ter uma nova marca.
Com uma guerra de preços em vigor, o mercado chinês se tornou tão volátil que mesmo marcas locais podem morrer antes mesmo de chegar aos consumidores, como já aconteceu.
Seja como for, como a Dongfeng tem pouca penetração em mercados mais importantes da Stellantis, pode ser que esta última leve a Hedmos como uma proposta diferente da Leapmotor.
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