event_available 02/04/2025 |
access_time 10:52 horas
Quatro frentes de serviços atuam em regiões diferentes da cidade e a determinação do prefeito Marçal Filho é que os serviços sejam feitos com qualidade para evitar desperdício de recursos públicos e levar segurança à população

Município tem investido em um trabalho estruturado e duradouro para o tapa-buraco – Foto: A. Frota
Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito Marçal Filho acompanhou de perto os trabalhos de tapa-buraco que estão sendo realizados na rua Ramona da Silva Pedroso, na Vila Industrial, e destacou a qualidade do serviço que vem sendo executado em Dourados. Com o sistema atual, além de garantir segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam por essas vias, os trabalhos também evitam o desperdício de recursos públicos já que são mais resistentes.
Ao contrário do que era feito em gestões anteriores, quando se utilizava apenas material de baixa resistência, agora o município investe em um trabalho estruturado e duradouro. “Antes, colocavam apenas farelo nos buracos, e o serviço se perdia na primeira chuva”, ressaltou Marçal Filho. “Agora é diferente, estamos fazendo um trabalho técnico, com qualidade, que garante maior durabilidade”, afirmou o prefeito.
Marçal explicou que o novo método aplicado vai além da simples cobertura dos buracos. Em locais com grande número de imperfeições, a equipe realiza ranhuras no asfalto antigo, aproveita o que ainda está em boas condições, faz a limpeza completa da área e, só então, aplica a nova massa asfáltica. “O trabalho é bem feito”, garantiu o prefeito. “Tem gente que acha que é recapeamento, mas não é”, continuou. “O recapeamento retira todo o asfalto e com esse método a gente aproveita a parte preservada do asfalto e recompõe a área danificada com uma nova camada”, reforçou.
Durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, como costuma fazer diariamente, o prefeito mostrou áreas já atendidas pela operação, com o asfalto visivelmente renovado, o que tem levado muitos moradores a confundirem o serviço com recapeamento, tamanho o nível de qualidade do tapa-buraco.
Além da Vila Industrial, a prefeitura atua com frentes de trabalho também nos bairros Santa Maria, Vila Eldorado e Vila Hilda, acelerando a recuperação viária em diversos pontos da cidade.

Prefeito Marçal Filho esteve na manhã desta quarta-feira na ação de tapa-buraco na Vila Industrial
RECAPEAMENTO NO ÁGUA BOA
Paralelamente, o município realiza, em parceria com o Governo do Estado, uma grande obra de recapeamento no Jardim Água Boa, bairro mais populoso de Dourados. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (1º) e trazem esperança e alívio para os moradores da região.
Dividido em duas etapas, o recapeamento conta com um investimento total de R$ 17,5 milhões. A primeira fase já está em execução e cobre 90.453,5 m², contemplando as áreas entre as ruas Itamarati e Áurea de Matos Carvalho (antiga W9), e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. A execução é da empresa Planacom.
Na segunda etapa, será revitalizada uma área superior a 91 mil m², abrangendo as ruas Cuiabá até Itamarati e da Cafelândia até Ediberto Celestino de Oliveira. Esta fase será conduzida pela Concremat Engenharia, vencedora da licitação. A combinação entre tapa-buraco de alta qualidade e recapeamento estruturado mostra o compromisso da administração municipal com a infraestrutura urbana e a mobilidade dos douradenses.