Dinheiro será usado para cobrir exigências imediatas de Kiev

Ucranianos se despedem de militar morto durante guerra contra Rússia, em Kiev – Foto: ANSA

O poder Executivo da União Europeia aprovou nesta terça-feira (23) um novo pacote de ajuda de 1,5 bilhão de euros para a Ucrânia.

Essa é a quarta parcela alocada por Bruxelas no âmbito de um programa de assistência a Kiev que totaliza 18 bilhões de euros.

“Esses financiamentos estão contribuindo de modo significativo para cobrir as exigências imediatas da Ucrânia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Esse apoio ajudará a Ucrânia a continuar pagando salários e aposentadorias e a manter em funcionamento os serviços públicos essenciais, como hospitais, escolas e alojamentos para pessoas transferidas”, acrescentou.

O dinheiro também será usado para garantir sua estabilidade macroeconômica e reconstruir infraestruturas essenciais, como redes de abastecimento hídrico, estradas e pontes.

Um novo pagamento de 1,5 bilhão de euros está previsto para junho e, segundo a Comissão Europeia, todas as medidas de ajuda do bloco para a Ucrânia desde o início da guerra, incluindo militar, já somam cerca de 70 bilhões de euros.

Da AnsaFlash