Antes as picapes eram veículos quase que essencialmente de quem vivia no meio rural ou tinha algum negócio que exigisse a caçamba de carga, mas isso mudou muito faz é tempo…
Hoje, esse tipo de veículo ainda é associado com o agronegócio, mas acima de tudo, hoje representa certo status.
Caro de manter e ainda mais de comprar, uma picape média já é para “poucos” na realidade brasileira, o que dirá picape grande e importada, como a Nova Chevrolet Silverado 2024, oferecida no Brasil na versão High Country pelo preço de R$ 529.900.
Obviamente seu maior mercado está no interior do país, onde o agro quase que literalmente comanda a economia nacional…
Numa faixa de preço de concorrentes de peso (literalmente), a Chevrolet Silverado 2024 estranhamente não parece “nova” como usamos nos termos jornalísticos para elevarmos a atenção do leitor sobre o produto.
Talvez, diferente das outras, seja sua antiga produção nacional (e também argentina), que nos faz ter essa aproximação com a grandalhona vinda do México.
Ainda que ela não estivesse conosco há pelo menos 20 anos, o nome surge mais forte que o produto e só nos permita reclamar da falta do diesel, comum quando era uma picape grande nacional.
Hoje, só gasolina num V8 cuja identificação também rebate a outra nacional, a S10 V6. O Vortec 5.3 é um parente do antigo Vortec 4.3, também usado na antiga Blazer. Então, familiar, a “Nova” Silverado traz sim muita novidade e o luxo do campo até para quem vive na cidade.
Imponente é a cabine dupla
Ainda que a frente da Chevrolet Silverado 2024 impressione muito e isso ela faz com maestria, a cabine dupla enorme dá uma ideia de que não adianta apenas um porte ostentoso, mas também um ambiente que supere as expectativas.
Com isso, de dentro para fora, exploremos a enorme picape da General Motors.
É estranho começar assim, ao ter tanto para falar de fora, mas chegaremos lá. A questão é não só o luxo, mas também conforto extremo e tecnologia digitalizada que pode assustar os mais entusiastas de picapes grandes.
Isso começa logo ao entrar, com a maçaneta cromada que dá acesso ao habitáculo e com ele, o estribo retrátil para facilitar o ingresso.
O bater da porta é como aquele do refrigerador frigorífico antigo, indicando não só a robustez, como a rigidez desse veículo que não pode apenas parecer, mas que tem que ser de fato bruto. Até o peso da porta é proporcional a sensação de proteção.
Os bancos largos em couro com acabamento azulado que você não vai ver em Chevrolet nacional, conta com ajustes elétricos e aquela climatização que americano gosta.
Com costuras douradas, eles estão em sintonia com o acabamento amadeirado e com apliques em cinza brilhante.
Com espaço interno exageradamente grande atrás, a Chevrolet Silverado 2024 tem banco bem confortável com acesso no encosto para um compartimento traseiro, assim como apoio de braço central com porta-copos.
Há um console com mais espaço para copos, saídas de ar e aquecimento dos assentos traseiros. Sob os assentos há mais áreas para coisas.
O console central tem um arranjo prático para objetos e um carregador indutivo de smartphone, além de entradas USB e USB-C na frente e atrás. Mais espaços para copos, alavanca para transmissão elétrica e em estilo manete. Existem dois porta-luvas também.
O painel tem bom acabamento, com cluster digital de 12,3 polegadas configurável em 4 opções e a multimídia MyLink com Built-In do Google com tela 17,7 polegadas.
Bem completa e intuitiva, ela permite conectar-se diretamente com o veículo por login e senha, além de monitoramento de 360 graus com imagens individuais. Tem aplicativos normais do Google, assim como Wi-Fi e internet 4G.
A Silverado 2024 tem muita coisa a bordo, com retrovisor interno com câmera traseira, ventilação dos assentos dianteiros, HUD colorido ajustável, volante com coluna elétrica, modo de entrada e ar condicionado dual zone, bem como abertura elétrica da vigia traseira e um enorme teto solar panorâmico.
Por fora, a Chevrolet Silverado 2024 exibe sua imponência, mas deixa claro sua ênfase nas pessoas e não na carga.
A frente devidamente cromada não é tão alta quanto se vê em fotos, mas impõe respeito com seus faróis full LED e para-choque volumoso, pintado na cor do carro, mas com skid plate cromado.
Com grade ativa sob os cromados, a frente tem ainda capô com vincos bem acentuados, bem como o emblema brilhante nos para-lamas. Mais desse material você vê nas enormes maçanetas de geladeira Frigidaire, assim como na base das portas e frisos nas janelas.
Duas coisas podemos pontuar aí.
Uma delas é o estribo retrátil que não harmoniza com a carroceria, não fazendo parte dela, ainda que com um bote na extremidade traseira da mesma, a prancha se desloque para trás, permitindo acesso à caçamba pela lateral. Outra são os enormes retrovisores.
Diferente da Ram, os espelhos da Chevrolet Silverado 2024 não mudam de posição para ampliar o ângulo de visão, ficando dois espelhos, sendo um convexo.
Eles não são apenas bem largos, também ficam na mesma altura do capacete dos motociclistas que precisam desviar nos corredores da vida do trânsito urbano. O motorista também precisa de atenção diante de outros veículos.
Já a caçamba parece pequena diante da distribuição da carroceria, com a cabine dominando, sendo seguida em volume pelo compartimento de carga, que tem 1.781 litros, revestimento protetivo e capota marítima, ainda que tenha uma elétrica oferecida como acessório.
Tem tampa de acionamento elétrico para subir e descer (somente no interior e para descer na chave).
O para-choque robusto tem pintura na cor do carro e dois escapes cromados retangulares, além de degraus laterais. As lanternas traseiras em LED são grandes e vistosas.
Mesmo sem santantônio destacado, o visual geral da Chevrolet Silverado 2024 é bem atraente, ainda mais com as rodas diamantadas de aro 20 polegadas com pneus 275/60 R20. A antena barbatana no lado esquerdo do teto chama atenção.
Muita força e consumo alto
A Chevrolet Silverado 2024 contrariou a lógica do mercado e não veio para superar as rivais em potência ou torque, não usando o esperado motor V8 6.2 existente nos EUA, que dispõe de 426 cavalos.
Aqui, assim como também existe por lá, a opção escolhida foi o V8 5.3 litros da família Vortec, sendo o atual L84 ou EcoTec3.
Trata-se de um propulsor moderno, com injeção direta de combustível e desligamento de cilindros, que chega a funcionar com um cilindro, dependendo da situação.
Isso não é mostrado para o condutor como no antigo Camaro, que indicava V4 ou V8. Ele entrega 360 cavalos a 5.600 rpm e 52,9 kgfm a 4.100 rpm, sendo 40 cavalos a menos que o V8 Hemi 5.7 da Ram e 45 cavalos abaixo do V8 5.0 da Ford.
Com transmissão automática de 10 marchas, criada em parceria com a Ford, a Chevrolet Silverado 2024 tem um conjunto motriz completado com a tração 4×4 com modo de engate automático, além dos tradicionais 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e 180 km/h de velocidade final limitada.
O V8 da GM é bem forte, permitindo uma boa aceleração, mesmo com um carro que pesa 2.505 kg, saindo da inércia com desenvoltura e com agilidade para levar a picape a velocidades altas em pouco tempo, com corte na faixa dos 6.000 rpm.
Mesmo sendo o V8 menos potente entre as picapes grandes, o L84 garante boas arrancadas.
O câmbio de 10 marchas também ajuda, assim como os modos de condução Normal, Sport, Off-Road e Reboque.
Rodando a 110 km/h, a Chevrolet Silverado 2024 fica a 1.600 rpm, o que é bom para o consumo, que a 120 km/h, fica em 7,5 km/l, com 8,9 km/l a 100 km/h e 9,5 km/l a 80 km/h, o que é alto se comparado com as picapes da Ram. Na cidade, faz 6,5 km/l.
Com tanque de 91 litros, a Chevrolet Silverado 2024 dificilmente alcançará 900 km sem reabastecer, afinal ela é movida por gasolina e para atender os clientes com CNH B.
Aliás, ela só carrega 716 kg, pelo menos certificados. Tendo reação ao acelerador com mais esperteza e giros mais altos, o modo Sport.
Usando os paddle shifts, se explora bem mais o desempenho do V8 5.3 litros, que sobe rápido de giro, sendo compensado rapidamente pela transmissão.
Com ótima posição de dirigir, a picape da General Motors tem uma boa dirigibilidade, com direção elétrica eficiente e freios condizentes com seu peso e porte. A Silverado 2024 mede 5,913 m de comprimento, 2,063 m de largura, 1,945 m de altura e 3,745 m de entre eixos.
No modo Off-Road, a Chevrolet Silverado 2024 modula a força nas rodas, mesmo que esteja na tração 4×2. Os modos de tração e de condução funcionam separadamente, ampliando aas opções para o condutor.
Todavia, a atenção dada ao reboque de trailer ou animal é enorme, com botão de acionamento do engate, câmera específica para o engate e modo de condução dedicada.
A Chevrolet Silverado 2024 tem suspensão dianteira de duplo braço e traseira de eixo rígido com feixe de molas semielípticas, num conjunto bem tradicional e necessário a pedido dos clientes.
O conjunto gera muito conforto a bordo, absorvendo os defeitos do pavimento, tanto dentro quanto fora da estrada.
Na estrada, seu lugar de destaque, a Chevrolet Silverado 2024 navega bem, usando ainda um pacote ADAS+ com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e a centralização da direção na faixa, recursos bem mais modernos que os usados aqui pelo Cruze, por exemplo.
Em ultrapassagens e retomadas, a picape da GM não exige muita força do V8 5.3, transmitindo segurança e conforto nessas situações, haja visto que sua proposta realmente não pode deixar a desejar nesses aspectos.
Tendo uma boa área envidraçada, a Silverado 2024 é até fácil de estacionar na cidade, mesmo em certas vagas de estacionamentos, usando a câmera em 360 graus. Para todos os lados é fácil saber se vai caber ou não.
É difícil em certas cidades e regiões, uma vez que a picapona tem quase 6,00 m. Ainda assim, é mais fácil de lidar que em relação aos enormes retrovisores no trânsito urbano.
Com ângulo de entrada de 24,8 graus, ângulo de saída de 21,6 graus e altura mínima do solo de 243 mm, a Chevrolet Silverado 2024 enfrenta bem estradas de terra e certos caminhos mais difíceis com suas opções de 4×2 e 4×4 com reduzida, além de tração permanente ou sob demanda.
Ainda que tenha todas essas funções, a Chevrolet Silverado 2024 é bem mais agradável estando no asfalto e enfrentando as decisões mais variadas. Suave e confortável, ela desliza bem e garante o bem-estar de quem enfrentará centenas de quilômetros.
Poderia ter motor diesel? Sim, existe um Duramax de seis cilindros em linha e 3.0 litros, além de turbos. Mas, ainda não é hora de abandonar totalmente o V8, apesar de seu alto consumo.
Alternativa desejável
A Chevrolet Silverado 2024 mostra que o agronegócio está exigindo bem mais que as picapes médias têm a oferecer, ainda que elas sejam essencialmente movidas por diesel, algo mais raiz…
De qualquer forma, o cliente abraçou a ideia de uma picape grande, bem ao estilo americano.
A Silverado, nesse aspecto, não deixa a desejar, com bom desempenho, muito conforto a bordo e o luxo esperado para uma picape desse porte. Ela se torna uma opção para quem curte mais tecnologia, focando aí mais em conectividade.
Todavia, no mercado, a Ram 1500 Limited e a Ford F-150 Platinum sejam duas pedras grandes em seu caminho.
A primeira agora custa R$ 540.990 e tem até suspensão a ar. Já a segunda é mais barata, custando R$ 519.990, mas com mais potência que as demais. Ambas são tão quanto luxuosas quanto, além de possuírem seus pacotes de tecnologias.
A Chevrolet Silverado 2024, em nossa opinião, se torna a melhor opção já que pudemos avaliar o produto, diferente das demais, sendo assim a recomendável não apenas por esse motivo, mas pelo conjunto da obra, ainda que peque por ser limitada em alcance pelo V8 a gasolina.
O ideal seria o diesel, mas como não está disponível, se torna um dos luxos do campo para se viver na cidade.
Chevrolet Silverado 2024 – Galeria de fotos
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