event_available 14/01/2025 |
access_time 15:56 horas
Desde 2024, as secretarias municipais de Dourados estão com as linhas telefônicas inoperantes, o que tem causado dificuldades para a população que busca informações e serviços. Segundo a operadora OI, atual responsável pelo serviço, a suspensão dos telefones analógicos ocorreu devido à troca de tecnologia pela empresa, que optou por encerrar o suporte ao sistema analógico em favor de um modelo digital mais moderno.
Diante dessa mudança, a Prefeitura de Dourados concluiu o processo licitatório para contratar uma empresa que forneça serviços de telefonia por meio da tecnologia IP. Esse sistema, mais moderno, permite realizar chamadas para diferentes tipos de dispositivos conectados à internet, como celulares, tablets e computadores, ou qualquer outro equipamento capaz de acessar a rede, garantindo maior flexibilidade e eficiência.
Apesar da recente contratação da nova empresa, a implantação do sistema ainda está em andamento. Com isso, a população enfrenta dificuldades no acesso às informações, já que muitas secretarias permaneceram sem linhas telefônicas ativas. “Estamos recebendo diversas mensagens e sabemos a dificuldade e os transtornos que a população está enfrentando em relação as linhas telefônicas das principais secretarias, IPTU e disque lâmpada, por exemplo. Compreendemos a situação, mas a equipe da Tecnologia da Informação da Prefeitura, está empenhada em acelerar a implantação do sistema”, explicou a secretária de Administração, Tays Diniz. A Prefeitura está trabalhando para concluir a migração total até o final de fevereiro de 2025. Após essa fase, espera-se que a comunicação com as secretarias seja restaurada com maior eficiência, graças à nova tecnologia IP, que permite maior agilidade e disponibilidade.