A Porsche está com um projeto de estudo para remanufaturar peças que podem ser recuperadas para um novo uso, num movimento que pode soar estranho para muita gente, afinal, estamos falando de carros esportivos de alta performance e preço.
Segundo a Porsche, componentes defeituosos do veículo devem ser recondicionados em peças de reposição funcionais para que sua reutilização, porém, com projeto das mesmas já considerado durante o desenvolvimento do veículo.
O fabricante alemão diz que a remanufatura será integrada aos processos de desenvolvimento da Porsche para projetos de veículos, a fim de considerar requisitos específicos de reutilização de componentes selecionados já no processo de desenvolvimento do produto.
Dessa forma, segundo a Porsche, o processo visa não somente promover conceitos de ciclo fechado ao longo da cadeia de valor de seus veículos, mas também contribuir para o uso de peças de reposição com economia de recursos.
A Porsche diz que componentes defeituosos selecionados de diversas séries de modelos de veículos já estão recebendo uma segunda vida por meio de remanufatura direcionada.
Cerca de 20 grupos de componentes estão sendo remanufaturados atualmente, segundo a montadora, incluindo caixas de câmbio, computadores de navegação, motores de partida (como da foto) e alternadores, por exemplo.
Aplica-se o seguinte procedimento técnico: o componente remanufaturado deve atender aos mesmos padrões de qualidade e segurança de uma peça nova comparável.
Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo de Produção e Logística, explica: “A remanufatura de componentes é uma área importante para o futuro da Porsche”.
Reimold continua: “Por um lado, para cumprir nossa responsabilidade com o meio ambiente e nossa aspiração de conservar recursos. Mas também para oferecer aos nossos inúmeros clientes de veículos clássicos e vintage uma boa disponibilidade de peças de reposição a longo prazo. Queremos aumentar ainda mais a proporção de componentes adequados para remanufatura no futuro”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!