
Carros elétricos ainda não lhe passaram a confiança que esperava? Pois é, segundo um estudo da ADAC, o famoso Automóvel Clube Alemão, os carros elétricos se mostraram mais confiáveis que os modelos a combustão.
Tendo como base 3,6 milhões de registros de panes de todo tipo na Alemanha, a ADAC chegou à conclusão de que os veículos à bateria são menos propensos a problemas.
A análise, com base numa frota de carros elétricos realmente grande e com um equivalente de casos de chamada, a ADAC relatou o seguinte.
A ADAC afirmou ter dados suficientes para fazer uma avaliação segura sobre a confiabilidade dos veículos elétricos na Alemanha, e essa avaliação favorece os elétricos.
Em seus números, o estudo da ADAC apontou que os relatos de problemas com carros elétricos representaram apenas 43.678 do total de 3,6 milhões, ou somente 1,2%.”
Segundo os dados, os carros elétricos registrados pela primeira vez entre 2020 e 2022 apresentaram 4,2 panes a cada 1.000 veículos”.
Já os carros movidos a gasolina ou diesel tiveram um total de 10,4 panes a cada 1.000 veículos, um índice bem pior que aquele registrado pelos elétricos.
O levantamento indicou que “em quase todas as categorias, nos últimos anos, os carros a combustão têm apresentado mais problemas, ou até mesmo os mesmos, em comparação aos veículos elétricos, incluindo o sistema elétrico, o gerenciamento do motor e a iluminação”.
A conclusão é que não havia carros elétricos suficientes sendo vendidos há 10 anos para termos esse tipo de pesquisa.
Todavia, a lógica simples e a compreensão dos sistemas de transmissão dos carros elétricos indicam que teremos resultados semelhantes para automóveis nas ruas quando a frota completar uma década.
Na verdade, seria de se esperar que os veículos elétricos se destaquem especialmente nesse aspecto, já que é quando muitos componentes dos carros a gasolina/diesel quebram, sendo estes componentes que os veículos elétricos não têm. Esperemos…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!