15.7 C
Dourados
Quinta-feira, Junho 25, 2026
Início Brasil Grupo vai assessorar Lula em decisões sobre minerais críticos

Grupo vai assessorar Lula em decisões sobre minerais críticos

Alvo dos EUA, conselho especial será formado em até 40 dias, anunciou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O governo federal criará, em até 40 dias, um conselho especializado para assessorar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em decisões sobre os chamados minerais críticos — foco de interesse dos EUA. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), após a 1ª reunião do CNPM (Conselho Nacional de Política Mineral), em Brasília, nesta 5ª feira (16.out.2025).

Segundo o Silveira, será “um conselho especial de assessoramento ao presidente da república” com “praticamente a mesma competência do CNPE”, mais focado nos minerais essenciais à transição energética global. Inicialmente, o grupo se chamará Conselho Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos.

O conselho funcionará para definir uma estratégia para que o Brasil amplie sua produção. Lítio, nióbio, cobre e terras raras são insumos críticos para a indústria de alta tecnologia, defesa e transição energética global.  Estima-se que 23% das reservas conhecidas desses minerais estejam no país.

Entretanto, apesar do volume de reservas, a produção nacional ainda é incipiente. Entre os desafios estão a ausência de marco regulatório específico, falta de investimentos em tecnologia de refino e altos custos ambientais e técnicos.

Interesse dos EUA

A atuação do conselho ocorre enquanto Mauro Vieira trabalha em acordos sobre o tarifaço de Donald Trump (partido Republicano). O governo enxerga o interesse norte-americano nos minerais como oportunidade de barganha nas negociações.

Simultaneamente, o grupo busca posicionar o Brasil como parceiro estratégico em cadeias de valor de alta tecnologia, agregando valor aos recursos minerais em território nacional. Conforme Silveira, a orientação do presidente na reunião do conselho foi continuar o diálogo com todos os países sobre o assunto, inclusive com os EUA.

Contudo, Lula deixou claro em outras ocasiões que pretende mudar a forma como o país negocia esses recursos. “Se esse mineral é crítico, eu vou pegar ele pra mim. Por que eu vou deixar para outro país explorar?”, afirmou em julho.

A reunião

A 1ª reunião do CNPM centralizou 3 temas: minerais críticos e estratégicos; mineração sustentável, e segurança energética e alimentar.

O CNPM é um órgão consultivo que atua como instância de assessoramento direto ao presidente da República em temas relacionados à Política Mineral Brasileira. A função do órgão é formular, coordenar e acompanhar diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do setor mineral no Brasil.

O conselho reúne 16 ministérios, incluindo Relações Exteriores, Fazenda e Meio Ambiente, além de representantes de municípios mineradores, universidades e sociedade civil.