5.5 C
Dourados
Quinta-feira, Junho 25, 2026
Início Brasil Senado aprova isenção do pagamento da taxa de taxímetro

Senado aprova isenção do pagamento da taxa de taxímetro

Projeto estima uma renúncia fiscal de cerca de R$ 9 milhões por ano; projeto vai à promulgação do Congresso Nacional

O Senado Federal aprovou nesta 4ª feira (29.out.2025) o Projeto de Lei de Conversão 8 de 2025, referente à MP (Medida Provisória) 1.305 de 2025, que isenta taxistas da taxa de verificação de taxímetros. A votação foi simbólica, sem registro nominal de votos. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eis a íntegra do documento (PDF – 550 kB).

O texto foi aprovado há 1 semana pela Câmara dos Deputados, entretanto, o relator, deputado José Nelto (União Brasil-GO), apresentou um PLV (projeto de lei de conversão). O texto estabelece a isenção da taxa de aferição dos taxímetros, no valor de R$ 52 por aparelho, pelo período de 5 anos. Em municípios com mais de 50 mil habitantes, a periodicidade da verificação obrigatória passa a ser bienal.

Segundo o projeto, a renúncia de receita estimada é de cerca de R$ 9 milhões por ano — sendo R$ 8,9 milhões em 2025, R$ 9,2 milhões em 2026 e R$ 9,6 milhões em 2027.

O Executivo esperava compensar a perda orçamentária com MP 1.303 de 2025, mas a medida foi derrubada pela Câmara. Mesmo assim, pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a MP 1.305 pode tramitar porque o impacto é pequeno frente à RCL (Receita Corrente Líquida). 

A MP foi assinada pelo presidente Lula em 14 de julho deste ano e publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 15 de julho. Em 22 outubro, a MP foi aprovada na comissão mista.


Esta reportagem foi produzida pelo estagiário de Jornalismo Davi Alencar sob supervisão da secretária de Redação adjunta, Sabrina Freire.