6.1 C
Dourados
Quinta-feira, Junho 25, 2026
Início Brasil Promotoria pede que STJ afaste de novo prefeito de São Bernardo

Promotoria pede que STJ afaste de novo prefeito de São Bernardo

Ministério Público Estadual recorre de habeas corpus concedido a Marcelo Lima, investigado sob suspeita der desvio de recursos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) solicitando a revisão do habeas corpus concedido ao prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos-SP). O documento foi protocolado na 6ª feira (31.out.2025) e pede o restabelecimento da medida que afastou Lima do cargo por suspeita de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos.

O recurso busca anular a decisão do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, da 5ª Turma do STJ, que em 10 de outubro permitiu o retorno de Lima à prefeitura. O político havia sido afastado por um ano em 14 de agosto, após a deflagração da Operação Estafeta da PF (Polícia Federal), que desmantelou uma organização criminosa que desviava recursos de contratos municipais.

A investigação teve início quando a PF (Polícia Federal) encontrou aproximadamente R$ 14 milhões na residência de Paulo Iran Paulino Costa, então assessor na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Ele é apontado como possível operador financeiro do prefeito. 

Costa teve sua prisão preventiva decretada em 14 de agosto, e está foragido desde então. O STJ manteve o pedido em 16 de outubro ao negar um pedido de habeas corpus da defesa.

A Operação Estafeta foi realizada em 5 municípios: São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema. Durante as diligências, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal.

As investigações da PF identificaram que os contratos entre as empresas envolvidas no esquema e a administração municipal, entre 2018 e 2025, resultaram em aproximadamente R$ 41 milhões em desvios. O esquema envolvia diversas empresas que ainda mantêm contratos com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Fundação ABC, abrangendo serviços de engenharia e outros setores.

Ainda não há informações sobre quando o STJ julgará o recurso apresentado pelo MP-SP. Durante o período em que esteve afastado, a vice-prefeita Jessica Cormick, do Avante, assumiu a administração municipal. Cormick tem 38 anos, é sargento da Polícia Militar e está em seu 1º mandato eletivo.

Ao Poder360, a defesa do prefeito afirmou que acredita na Justiça e que já foi reconhecida a “desnecessidade de qualquer medida cautelar em relação ao prefeito, que tem colaborado e prestado as informações necessárias ao esclarecimento dos fatos“.