23.3 C
Dourados
Sábado, Junho 27, 2026
Início Cidades Com R$ 15,6 milhões, governo entrega maquinários a 19 municípios

Com R$ 15,6 milhões, governo entrega maquinários a 19 municípios

O governo sul-mato-grossense entregou, nesta 2ª feira (17.jul.23), maquinários agrícolas para 19 municípios, que vão ajudar na manutenção e conservação de estradas vicinais, para melhorar a segurança no tráfego e contribuir no escoamento da produção. O investimento é de R$ 15,6 milhões.

“Nosso objetivo é atender as pessoas. Este investimento é o resultado de um trabalho conjunto. O Prosolo é um programa que já aplicou mais de R$ 180 milhões em equipamentos, máquinas e patrulhas para os 79 municípios. Agora pela boa administração destes recursos nós viabilizamos mais 19 motoniveladoras”, afirmou o governador Eduardo Riedel (PSDB), em evento no estacionamento do Yotedy.

Motoniveladoras foram entregues para 19 municípios. Foto: Afranio PissiniMotoniveladoras foram entregues para 19 municípios. Foto: Saul Schramm

O Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água (Prosolo) — criado em dezembro de 2021 — é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Governador Eduardo Riedel caminha próximo aos maquinários junto com o Secretário Jaime Verruck. Foto: Saul SchrammGovernador Eduardo Riedel caminha próximo aos maquinários junto com o Secretário Jaime Verruck. Foto: Saul Schramm

De acordo com o governador, as cidades contempladas nesta remessa são as com maior extensão de estradas vicinais. “Um passo a mais naquela que é a condição fundamental do Estado, que é a competitividade. Boas estradas para produção, aos alunos da área rural, para o ir e vir das pessoas e segurança para quem trafega por estes locais. Nosso foco continua sendo os municípios”, garantiu Riedel.

Governo de MS entrega 19 motoniveladoras para prefeituras realizarem manutenção de estradas e conservação do solo. Foto: Saul SchrammGoverno de MS entrega 19 motoniveladoras para prefeituras realizarem manutenção de estradas e conservação do solo. Foto: Saul Schramm

“Esta é mais uma ação que contribui para tornar o nosso estado carbono neutro até 2030”, completou o chefe do Executivo sul-mato-grossense. 

As motoniveladoras foram entregues às seguintes cidades:

  • Água Clara;
  • Amambai;
  • Anaurilândia;
  • Aparecida do Taboado;
  • Bandeirantes;
  • Camapuã;
  • Cassilândia;
  • Coxim;
  • Dourados;
  • Iguatemi;
  • Inocência;
  • Jaraguari;
  • Maracaju,
  • Nova Alvorada do Sul;
  • Pedro Gomes;
  • Ribas do Rio Pardo;
  • Rio Verde de Mato Grosso;
  • Santa Rita do Pardo; e,
  • Três Lagoas.

Os maquinários foram adquiridos por meio de saldo que o Estado tinha em convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O superintendente do Mapa em MS, José Antônio Roldão, exaltou o Prosolo. “Por isso teve um saldo remanescente por economia na administração do projeto, pela eficiência do Governo do Estado em executar o convênio”, avaliou. 

Para o coordenador da bancada federal de MS, o deputado Vander Loubet (PT), este é o resultado de um trabalho conjunto dos parlamentares, sem levar em conta qualquer cor partidária, mas que tem como foco atender os interesses dos municípios.

“Essas motoniveladoras são fruto da parceria da bancada federal com o Governo do Estado e o Governo Federal, investimento de R$ 15 milhões liberado pelo ministro da Agricultura e Pecuária do governo Lula, Carlos Fávaro”, apontou Vander. 

Segundo o governo, nos dois últimos anos o Prosolo atendeu os 79 municípios do Estado, com patrulha mecanizada, motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica, para ações manutenção de estradas vicinais e conservação do solo. No período foram investidos R$ 202 milhões para distribuição de 335 equipamentos agrícolas, sendo R$ 102,8 milhões do Estado e R$ 99,6 milhões do Mapa.

“O Prosolo começou promovendo este apoio às prefeituras, em uma ação direta que buscou justamente as melhorias das estradas vicinais e estaduais. Tenho certeza que estas patrulhas estão sendo úteis aos municípios para que possamos avançar neste setor. Só com as máquinas do programa nós já recuperamos mais de 600 km fazendo aterro, principalmente curva de nível em propriedade rural”, enfatizou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Também participaram da solenidade os senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, o deputado federal Luiz Ovando, assim como os deputados estaduais Lucas de Lima, Pedro Pedrossian Neto, João César Mattogrosso e Mara Caseiro. Além dos secretários Pedro Caravina (Segov) e Ana Nardes (SAD).