15.7 C
Dourados
Quinta-feira, Junho 25, 2026
Início Capa Sergio Nogueira cobra cumprimento da lei do piso salarial para Enfermagem

Sergio Nogueira cobra cumprimento da lei do piso salarial para Enfermagem

Parlamentar foi proponente da audiência pública que debateu o tema no ano passado

Proponente da audiência pública que debateu a criação do Piso Nacional para a Enfermagem em 2022, o vereador Sergio Nogueira (PSDB), durante reunião realizada na Câmara Municipal de Dourados, ontem (30), comprometeu-se a viabilizar o cumprimento da lei. Uma comissão de enfermeiros que reivindicam o pagamento integral do piso aos profissionais da saúde do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se reuniu com os vereadores na Casa de Leis.

Presente na reunião, Nogueira reforçou o compromisso com a categoria, lembrando que ele foi precursor da discussão no município no ano passado e, enquanto líder do governo municipal na Casa de Leis, cobrará o repasse dos recursos oriundos do Ministério da Saúde para se fazer cumprir a lei que está em vigência.

“Em abril de 2022, realizamos a audiência pública sobre a criação do Piso Nacional da Enfermagem. O debate proposto resultou em duas moções de apoio aos [à época] Projetos de Lei 1.417/21 e 2.564/20, que eu mesmo entreguei à bancada federal por Mato Grosso do Sul. Este é um direito da categoria. Vamos continuar acompanhando e pleiteando o cumprimento integral da Lei 14.581/23 e da Portaria 1.135/23 do Ministério”, reitera. Conforme o vereador, o recurso já foi creditado na conta do Fundo Municipal de Saúde de Dourados na semana passada, em parcela única, no valor de R$ 2.848.548.

Durante a reunião, as servidoras pediram a intervenção dos vereadores para que sejam recebidas pelo Executivo. Um documento, assinado pelos parlamentares presentes, foi encaminhado para o diretor da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), Jairo José de Lima, e para o secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, solicitando uma reunião imediata.

Segundo Nogueira, em conversa com o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima, a reunião com a administração municipal, representantes da categoria e vereadores ficou agendada para amanhã (1º).