21.5 C
Dourados
Sexta-feira, Junho 26, 2026
Início Economia Governo federal vai retomar tributação de combustíveis

Governo federal vai retomar tributação de combustíveis

Economia

Medida que retirou tributos dos combustíveis vale até amanhã

Por Maristela Brunetto | 27/02/2023 15:20

Governo ainda vai anunciar o percentual de impostos, que deverá refletir nos preços. (Foto: Marcos Maluf/ Arquivo)
Governo ainda vai anunciar o percentual de impostos, que deverá refletir nos preços. (Foto: Marcos Maluf/ Arquivo)

O governo federal irá retomar a cobrança de impostos sobre os combustíveis para aumentar a arrecadação e reduzir o déficit da máquina pública. Os percentuais de cobrança devem ser anunciados até amanhã, quando se encerra a vigência de uma prorrogação da desoneração anunciada no começo do ano, logo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse.

A retirada dos tributos foi decidida no governo Bolsonaro, zerando as alíquotas da Cide e do PIS, com validade até 31 de dezembro do ano passado. A volta da cobrança é uma decisão que confronta dois interesses do governo: de um lado o custo político do aumento dos preços e, do outro, a necessidade de arrecadar mais.

A solução seria retomar os tributos, mas em percentuais inferiores aos que vinham sendo cobrados antes da isenção. A incidência deve ser maior para a gasolina, sobre a qual anteriormente incidia em média 24 centavos pelo litro.

Conforme divulgado no site da Folha de São Paulo, a pretensão do governo é cobrar menos do etanol, para que o biocombustível se torne competitivo.

A reoneração dos combustíveis com os tributos pode gerar R$ 28,8 bilhões em receita à Fazenda, segundo o site G1. Em Campo Grande, a média do preço do litro da gasolina está em R$ 4,79.

Nos siga no

Google Notícias