15.7 C
Dourados
Quinta-feira, Junho 25, 2026
Início Cidades Rogério Yuri comemora reforma de escola no distrito de Itahum

Rogério Yuri comemora reforma de escola no distrito de Itahum

No dia 26 de outubro do ano passado, o vereador Rogério Yuri (PSDB) usava a tribuna durante Sessão Ordinária na Câmara para solicitar a reforma da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, no distrito de Ithaum. 

“A comunidade vem há tempos pedindo a reforma dessa escola, sem obter sucesso. É preciso uma reestruturação geral nesta unidade escolar. Venho aqui reforçar o pedido, que já havia sido feito em maio, durante agenda com o então secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel, em Campo Grande”, destacou o vereador na ocasião.

Sete meses depois, Yuri anuncia que o local vai ser revitalizado. “Fico feliz e honrado de dar essa notícia a todos de Itahum. A Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja será reformada, a partir de julho. Um pedido do meu mandato e uma conquista de todos”.  

Conforme o planejamento, para garantir a segurança dos alunos e não atrapalhar o andamento do calendário letivo, um novo local já está sendo providenciado para o funcionamento da escola durante o período de reforma. O vereador também destacou que o trabalho incansável e de cobrança constante foi essencial para viabilizar a obra.  

“A indicação foi encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja e para secretaria de infraestrutura, que estava no comando de Eduardo Riedel. O pedido foi feito pessoalmente aos dois, aqui em Dourados, em novembro do ano passado, durante a assinatura de autorização de abertura de licitação para duplicação da Avenida Coronel Ponciano. Inclusive neste dia, a diretora da escola, Maria José Lins, estava comigo e reiterou a necessidade do pedido. Não satisfeito, novamente em abril deste ano, enviei um ofício para a Secretaria Estadual de Educação cobrando uma resposta sobre a necessidade da reforma da escola. E a notícia que todos nós aguardávamos, finalmente chegou”.

A escola distrital possui mais de 40 anos de história e atende aos estudantes em Itahum e também na zona rural. O local passou por poucas intervenções ao longo dos anos.

“A nossa escola é referência para a comunidade. Hoje atendemos cerca de 300 jovens, entre 11 a 17 anos de idade e oferecemos ensino fundamental do 6° ao 9° ano e ensino médio com qualificação profissional. E apesar das pequenas manutenções que fazemos, a reforma é uma necessidade urgente”, ressaltou a diretora da unidade, Maria José Lins.

Ainda segundo Maria, a nova estrutura da escola vai contribuir para melhorar ainda mais a aprendizagem dos alunos. “Se você está em ambiente bonito, arejado e adequado é lógico que você vai produzir mais e melhor. Com certeza isso vai influenciar no rendimento de todos que são atendidos aqui”.