13.3 C
Dourados
Sexta-feira, Junho 26, 2026
Início Brasil Vereador do PL quer transformar times goianos em patrimônio cultural

Vereador do PL quer transformar times goianos em patrimônio cultural

Projeto de lei proposto pelo Coronel Urzêda (PL-GO) em Goiânia inclui os clubes Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia

O vereador Coronel Urzêda (PL-GO) apresentou, na 4ª feira (27.ago.2025), um projeto de lei (PL) para que os 4 principais clubes de Goiânia sejam declarados patrimônios culturais imateriais do município. Durante a leitura da proposta, destacou ser torcedor do Atlético-GO, mas reconheceu e valorizou Goiás, Vila Nova e Goiânia, os demais clubes incluídos no texto.

O PL propõe a inscrição dos clubes no Livro de Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial. Segundo o vereador, o título “possui caráter honorífico e simbólico, não incidindo sobre o patrimônio físico dos clubes, tampouco gerando ônus administrativos ou técnicos, restringindo-se ao reconhecimento público da relevância histórica e cultural dessas instituições para Goiânia”.

Esta medida preserva a memória coletiva, fortalece a tradição esportiva e valoriza a paixão de milhares de torcedores goianienses. Assim, reafirmo que o futebol não é apenas um esporte, mas um patrimônio cultural. Sou atleticano e reconheço a importância dos times da capital no cenário local e nacional”, publicou em suas redes sociais. Eis a íntegra do documento (PDF – 2 MB).

Urzêda justificou o projeto com base no artigo 216 da Constituição Federal, que reconhece como patrimônio cultural “os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas, artísticas e tecnológicas, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais”.

Os 4 clubes dominam o futebol estadual desde a década de 1940. Em 80 edições do Campeonato Goiano, somam o maior número de participações e de títulos. O Goiás é o maior campeão (28 títulos), seguido por Atlético-GO (18), Vila Nova (16) e Goiânia (14).

O Goiás venceu ainda 2 edições da Série B do Campeonato Brasileiro, além de 1 Copa Verde e 3 Copas Centro-Oeste. O Atlético-GO foi campeão da 2ª Divisão nacional uma vez, e o Vila Nova conquistou 3 vezes a Série C.